RÁDIO VOTORANTIM
l
VOTORANTIM-SP
Sistema Apple

MATÉRIAS PUBLICADAS

 

Vazão da represa de Itupararanga reduz novamente

Vazão da represa de Itupararanga reduz novamente

Mesmo com a ocorrência de chuvas na região, a Votorantim Energia, empresa gestora da Represa de Itupararanga promoveu, na terça-feira (30), uma nova redução na vazão para o rio Sorocaba e para o tratamento e distribuição de água para os munícipios abastecidos pelo manancial, incluindo Votorantim.

Com isso se mantém toda a preocupação com o futuro do abastecimento e as recomendações para minimizar os efeitos da crise hídrica.

“A situação está muito ruim, o volume de chuvas de novembro foi muito abaixo da média, cerca de menos de 30% da média histórica. A entrada de água pelos rios formadores está abaixo de 3 metros cúbicos por segundo e a saída mesmo com a nova redução é de 4,2 m3/s (2,25 m3/s para a calha e 1,95 m3/s para o Saee de Sorocaba). Por enquanto, em dois meses do período de chuva, não conseguimos aumentar o volume do reservatório, só retardar a redução do volume. Se o nível de chuva continuar neste padrão (cerca de 30%) o reservatório seca até julho de 2022. Temos somente mais quatro meses para tentar recuperar parte do volume, mas as perspectivas são ruins”, disse André Cordeiro Alves dos Santos, o professor de Microbiologia Ambiental do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT).

Em anos anteriores, nesta época do ano, a vazão afluente – água que entra na represa – era de aproximadamente 9.88 metro cúbico por segundo, ou seja, mais de três vezes a vazão atual.

Em razão dessa situação, a represa opera com 20.22% de sua capacidade. O nível de Itupararanga está em 817.34 metros, 16 centímetros abaixo da cota mínima determinada pelo grupo de gestão de crise formados pelas entidades que compõem o CBH-SMT.

Para os próximos dias, são esperadas novas ações dos municípios abastecidos pela represa visando enfatizar as campanhas de conscientização da população e políticas de incentivo à economia no uso da água.

O vídeo #SalveItupararanga, produzido com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), Fundação Florestal e SOS Itupararanga, que viralizou nas internet na última semana, alerta a população de Votorantim, Sorocaba, Alumínio, Ibiúna, Mairinque e Piedade que a água da represa está acabando.

O vídeo mostra o nível muito baixo de Itupararanga antes da barragem de Votorantim, vários bancos de areia aparecendo onde deveria ter água e afirma: “Logo esse cenário pode estar em toda a represa de Itupararanga. Precisamos fazer algo ou então todos ficaremos sem água.”

E pergunta: “Quais ações estão sendo feitas em sua cidade para conter esta crise hídrica?” E faz um pedido: “Informe-se sobre atitudes de seu município e economize água. Itupararanga, nosso principal manancial corre risco!”.




< Voltar

Copyright 2022 - Rádio Votorantim    •    Grupo Alphanet Hosting