RÁDIO VOTORANTIM
l
VOTORANTIM-SP
Sistema Apple

MATÉRIAS PUBLICADAS

 

Mathias Gianolla, o grande nome da Emancipação

Mathias Gianolla, o grande nome da Emancipação

Cesar Silva

 

Emancipar é sinônimo de alforria, autonomia e para um menor é a aquisição do direito de administrar seus próprios bens e receber os rendimentos. Foi justamente o que aconteceu com o distrito de Votorantim, a Emancipação possibilitou se preparar para em 27 de março de 1965 o município ser instalado, com o início do funcionamento da Prefeitura e da Câmara e assim gerir seus próprios recursos e destinos.

Para chegar a essa condição, no início dos anos 60 havia o descontentamento por parte dos moradores do distrito de Votorantim quanto à falta de manutenção da cidade de Sorocaba. Foi com o aval do gerente da fábrica de tecidos Votorantim Mathias Gianolla, que a “Campanha do Sim” ganhou força e contagiou a todos.

Existiram várias lideranças que se destacaram nesse período a favor do desmembramento, mas Mathias além de representar a fábrica e ser uma das maiores referências no distrito, também demonstrou capacidade de liderança e articulação para fortalecer o movimento.

 

O garoto Mathias

Mathias nasceu em Baltar, vila operária que existia na região de Santa Helena, quando garoto foi morar na rua Bernardino de Campos, próximo do portão da fábrica Votorantim. Com onze anos e meio já era office-boy, depois se tornou auxiliar de apontador, apontador, seguiu à condição de gerente de fábrica por 30 anos e por último diretor industrial.

Imagine alguém ter essa trajetória bem-sucedida profissionalmente e estudado somente até o segundo ano primário.

A filha única, Sheila Gianolla, descreve a figura de líder exercida pelo pai. “Foi uma pessoa muito inteligente, ficou pouco na escola, mas adquiriu muito conhecimento fazendo aquilo que era uma das coisas que mais gostava, ler muito. Assim se preparou para a vida. Tinha personalidade forte, não desistia quando queria algo e ia à luta, nunca se deixava vencer pelas adversidades” destaca Sheila.

 

A criação visual da campanha do Sim

Sobrinho e tio passavam a maior parte do tempo na Barra Funda onde moravam, mas engajados em movimentos distintos sobre a Emancipação de Votorantim. Conviviam juntos, porém com ideais diferentes.

Enquanto o deputado estadual Juvenal de Campos era o maior nome político a frente do movimento contrário, o sobrinho Antônio Wilson de Campos foi ativo no grupo favorável ao desmembramento, tanto que foi o responsável pela criação dos desenhos que estamparam os tecidos entregues pela fábrica de tecidos Votorantim para divulgar a motivação de dar o voto no Sim, para garantir a separação de Sorocaba.

As ideias sobre charges e demais ilustrações saíam do escritório e encontravam no setor de fotogravura o desenhista Antônio Wilson para ilustrar e dar vida às estampas.

Para a alegria do criador visual, os panos foram utilizados em grande escala no distrito, estando presentes nas vestimentas dos vanguardeiros e fachadas das moradias.




< Voltar

Copyright 2022 - Rádio Votorantim    •    Grupo Alphanet Hosting